Leitor
Café beira rio 2

 Joanna d’Arc Sales

(Por Tamara Leal) - A jacobinense Joanna d’Arc Sales, administradora e executive coach,  lança na noite desta terça-feira (12.12) seu primeiro livro “Liderança Inspirada Como Propósito de Vida”. O evento acontece às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Florisvaldo Barberino, 160, Bairro da Missão. A entrada é gratuita.

Consultora do Sebrae, d’Arc cita em sua obra que num mundo de mudanças, turbulências e inovação, a competência da liderança é uma das mais exigidas no mercado garantindo resultados para a sobrevivência do negócio e tendo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. “Estamos em algum momento liderando, seja para grupos, para família ou no trabalho. E como propósito de vida a professora Joanna d’Arc nos faz refletir com técnicas, teorias e níveis como o físico, mental emocional e espiritual. Esse é um evento que vale muito a pena participar e que temos orgulho em apoiar”, explica Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae em Jacobina.

Com utilização de exercícios de autoavaliação, formato e diagramação modernos, o livro promete prender a atenção do leitor, que ao final, poderá construir o seu Mapa Estratégico Pessoal (MEP), com definição do seu propósito, valores e sua marca.

Durante o lançamento do seu livro, a consultora vai proferir uma palestra sobre liderança. A cantora Priscila Dantas também fará apresentação musical no evento, que tem o apoio do Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e Prefeitura.

Outras informações sobre como participar ou adquirir um exemplar do livro “Liderança Inspirada Como Propósito de Vida”, podem ser obtidas por meio do telefone (74) 3621.2309 (Acija).

 

Nesta quinta-feira, 07 de dezembro, mais uma operação da 24ª CIPM é realizada com sucesso nos bairros. Nos bairros Lagoa Dourada, Jacobina 3, Jacobina 4 e no Condomínio Cidade do Ouro, além de outros. Os policiais militares, sob a Coordenação do Major PM Flailton Oliveira, realizaram abordagens a veículos e transeuntes e blitz em diversos locais. 

A operação, comandada pelo Cap PM Juliano Procópio, que está respondendo pelo subcomando da OPM, visou coibir práticas delituosas e levar segurança a todos os moradores.
Já na cidade de Saúde, por volta das 17:00hs, após abordagens, um indivíduo foi flagrado com aproximadamente 180 (cento e oitenta) pedras de uma substância análoga a “crack”.

Após apreensão do material, o acusado e droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Jacobina.
O Major PM Flailton Oliveira elogiou os PMs empregados na Operação e garantiu que as operações vão continuar por toda a região de modo a garantir que os cidadãos que residem na área da 24ª CIPM sintam-se protegidos e assistidos pela Polícia Militar que atua diuturnamente em prol da segurança e paz da sociedade baiana.

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisou interromper o fornecimento de água na manhã de hoje (30) em todo o Sistema de Abastecimento de Água de Quixabeira para que a Coelba pudesse realizar a manutenção de uma rede elétrica. Por causa disso, o fornecimento de água foi afetado no município de Quixabeira e nas localidades de Junco e Novo Paraíso, situadas em Jacobina, e Gonçalo, pertencente a Caém. A concessionária de energia elétrica prevê concluir os serviços de manutenção às 22h de hoje. Após a conclusão, a Embasa reiniciará os processos de captação, tratamento e distribuição de água nas localidades prejudicadas, atendendo todos os moradores gradativamente.

Por Verusa Pinho

Intitulada “Café Científico”, a proposta extensionista do professor do IFBA - Jacobina Jonei Marques pretende divulgar as carreiras profissionais oferecidas pelo campus, além de contribuir com a popularização da ciência.

Em sua 2ª edição, o projeto realizará eventos periódicos em diferentes espaços da cidade, contando com o auxílio de estudantes, docentes e convidados. “Desta maneira será possível oportunizar a toda a sociedade a apreciação de assuntos acadêmicos de maneira lúdica e divertida”, destaca Jonei.

O primeiro encontro aconteceu no próprio campus, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no mês de outubroHoje, 30/11, às 18h30, será a vez da Pizzaria Degust (Matriz) receber nossos professores Tércio Graciano e Maria Flávia para debater sobre tecnologia em cerâmica e metalurgia em pó, respectivamente, ao lado do prof. Adriano Menezes (Uneb), que falará de história e literatura.

O próximo encontro está previsto para o mês de dezembro. Dentre os temas que ainda serão abordados, está mineração, energias alternativas, automação industrial, novos mercados virtuais, geociências e as mudanças climáticas. O projeto objetiva ainda criar sites específicos para os cursos de eletromecânica e informática; desenvolver um museu virtual de geologia no sítio eletrônico de mineração; visitar escolas e indústrias da região, bem como elaborar textos jornalísticos de cunho cientifico.

Estudantes, professores e pesquisadores interessados em colaborar com a ideia devem enviar 

e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além do docente, proponente da iniciativa, outros oito servidores do IFBA, de áreas de conhecimento distintas, compõem a equipe do projeto. Acompanhe as novidades em nosso site e prestigie! Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Resultado de imagem para Sebrae Conecta fotos

Por Tamara Leal - Empresários do setor de panificação de seis municípios do Centro Norte baiano se reúnem, nessa quinta-feira, 30, às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), em Jacobina, para seminário de encerramento do Sebrae Conecta 2017 do Projeto Indústria, que atende panificadoras, delicatessen e indústria de biscoito. O evento é aberto aos empresários do setor dos municípios atendidos pelo Sebrae na região.

Estarão presentes empreendedores dos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Pindobaçu, Jacobina e Ourolândia. Durante o evento, será realizada uma palestra que abordará tendências de mercado e apresentará os resultados do programa. Os empresários participantes poderão aderir ao ciclo de 2018, com vagas limitadas para 20 empresas.

O Projeto Indústria atendeu, por meio do programa Sebrae Conecta Panificação e Massa e também pelo Sebrae MEDE (Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial), 11 empresas em 2017. Foram realizados Encontros com Especialistas, missão empresarial e rodada de negócio.

Osório Rebouças, gestor do Sebrae responsável pelo Projeto Atividade Panificação e Massas Alimentícias, explica uma das etapas do programa, que é a possibilidade de adesão ao Sebrae MEDE. “O principal objetivo dessa metodologia é medir o desempenho empresarial, diagnosticar e evidenciar as necessidades e carências dos empreendimentos, apresentando um plano de desempenho de melhorias com intervenções”.

Mais informações sobre o Projeto de Indústria podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação (telefone 74 3621-4342), ou no ponto de atendimento do Sebrae em Senhor do Bonfim.



-- 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, terno e atividades ao ar livre

19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira Nacional, um momento para afirmar a independência de um povo ao mesmo tempo em que alimenta sonhos e renova esperanças. E em Jacobina a data foi marcada com uma solenidade na Praça da Bandeira, no Bairro do Leader. O evento foi promovido pela Prefeitura de Jacobina e contou com a presença do prefeito Luciano Pinheiro, o vice-prefeito Clériston Alves, secretários municipais, Tiro de Guerra 06-008, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Filarmônica 2 de Janeiro, Desbravadores, professores, alunos e a comunidade.

Para o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, esse é um momento de resgate da cultura e do civismo. “Esse evento é importante tanto para o resgate de nossa jacobinidade quanto do nosso patriotismo. É um ato que eu vivi na escola e que com o passar do tempo estava se perdendo, então é preciso fazer a nossa parte para despertar essa consciência nas pessoas, e, se conseguimos ver essa praça cheia, é porque conseguimos atingir o nosso objetivo” contou.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A programação do dia contou com a execução do Hino Nacional pela centenária Filarmônica 2 de Janeiro, uma declamação feita por alunos da Escola Municipal Armando Xavier e leitura da Ordem do Dia do Exército Brasileiro pelo Major EB Florentino Cardoso de Assunção Sobrinho. Participaram do hasteamento o prefeito Luciano Pinheiro, o major EB Assunção e o tenente PM Mattos.

Para o secretário da Educação e Cultura André Sampaio, “esse é mais um evento resgatado pela Prefeitura de Jacobina em uma sintonia com as diversas secretarias, pois é necessário trazer o povo para participar da gestão Compromisso e Trabalho, trazer para as ruas, para as praças. Esse também é o grande papel da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, o resgate das nossas manifestações, apesar dessa crise moral, ética e política que estamos vivendo, mas esse sentimento de pertencer a um povo, uma nação e a uma história não podemos perder de vista em hipótese alguma” destacou.

Ascom PMJ

Uma operação do Núcleo de Crimes contra o Patrimônio da 16ª Coorpin prendeu, em flagrante delito, no final da tarde desta sexta-feira, 17/11, em um bairro conhecido como Pontilhão, no município de Miguel Calmon, Edson Salvador da Rocha, 31 anos, natural de Mirangaba. Edson é acusado de assalto a quatro salões de beleza e um centro de estética em Jacobina, no momento da prisão os policiais encontraram com o mesmo 01 (uma) pistola de dois canos e munição utilizada nos assaltos, vários pertences das vítimas entre eles celulares e um relógio, além de uma moto YBR 125 cc de cor azul e um capacete de cor preta.

Segundo as investigações que culminaram com a prisão de Edson, após o registro das queixar dos delitos, os policiais começaram a montar um quebra cabeças para identificar as possíveis autorias, após analisar o molde operandi do acusado, constataram que seria igual as ações de Edson que já foi preso em julho de 2017 após vários assaltos a consultórios odontológicos e ao comercio local, o mesmo foi colocado em liberdade condicional no dia 01 de outubro de 2017, após confirmado os autos de reconhecimentos fotográficos pelas vítimas, os policiais descadearam as buscas para efetuar a prisão de  Edson  ser encontrado no Município de Miguel Calmon onde o mesmo teria alugado uma residência.

Ainda segundo a polícia, Edson tem uma preferência por vítimas mulheres e segundo o próprio autor, Ele escolheu os salões de beleza por sempre ter mais mulheres e com celulares a amostra e dinheiro em espécie se tornando alvos fáceis, segundo a Delegada Manuela Rodrigues, a queixa dos delitos é muito importante para ajudar no trabalho policial, com ela poderá nestes tipos de delitos robustecer as provas para que a polícia possa efetuar as prisões além de pedir as medidas cautelares devidas, a Delegada salienta ainda que este ano de 2017 as autorias dos delitos contra os pequeno comércio local já foram identificados, com autores presos e outros com pedidos de prisão já decretados para ser cumpridos.

Edson foi conduzido pelos policiais ao Complexo Policial de Jacobina e autuado em flagrante delito pelo Delegado Plantonista Dr Damião Gomes de Lacerda, enquadrado em porte ilegal de arma e roubo e permanecerá preso à disposição da Justiça. Fonte 16ª Coorpin

Uma equipe da Guarda Municipal de Umburanas, prendeu no final da tarde desta sexta-feira, 17/11, em uma estrada vicinal nas proximidades do Distrito de Delfino a pessoa de Edilson de Jesus Alves, 47 anos, conhecido como ‘Grande’. Ele tinha em seu desfavor um mandado de Prisão Preventiva expedido pela Justiça de Jacobina, acusado de ter matado a sua ex-companheira Vania Lucia de Jesus Silva, 39 anos, a golpes de foice no dia 30 de setembro de 2017, no município de Caém.

Segundo a polícia, o crime chocou bastante a população do município de Caém cidade, com aproximadamente 11 mil habitantes. Segundo os fatos apurados, ‘Grande’ não se conformava com o fim do relacionamento, que acabou após várias agressões contra a sua ex companheira, e mesmo não estando mais juntos “Vera” ainda cuidava da alimentação do acusado, foi quando no dia 30 de setembro de 2017 um sábado, por vota das 18.30h “Grande” que teria bebido o dia inteiro, de possa de uma foice se dirigiu a casa de “Vera” localizada no loteamento Elvira Andrade conhecido como 18 e sem pena desferiu vários golpes contra a vítima que faleceu sem chance de defesa.

Segundo o Delegado Coordenador Dr Eduardo Brito, a troca de informações dos investigadores do Núcleo de Combate a Homicídios da 16ª Coorpin com a Guarda Municipal de Umburanas onde o mesmo poderia estar foragido, foi de fundamental importância na prisão de “Grande” o distrito do Delfino e uma área muito extensa com a vegetação em Caatinga e os Guardas Municipais trabalham diariamente naquela região e após identificar a localização de ‘Grande” efetuaram a sua prisão, ainda segundo o Delegado, a parceria com as Guardas Municipais como já e feita com a Policia Militar, tem sido de extrema importância na elucidação de vários crimes.

“Grande” foi transferido ao Complexo Policial de Jacobina por medida de segurança, sendo que o mesmo é natural da região de Uburanas, onde será ouvido pelo presidente do inquérito que apura o Homicídio o delegado de Caém Dr Cesar Romero e permanecerá preso à disposição da Justiça. Fonte: 16ª Coorpin

A Prefeitura de Jacobina, através da Assessoria de Comunicação, emitiu uma nota onde esclarece que a responsabilidade sobre a regulação de pacientes para hospitais na capital é de competência do Governo do Estado da Bahia.

A nota da prefeitura reforça ainda que, o município de Jacobina oferece ambulâncias para o transporte de pacientes em estado crítico e que, mesmo sendo de responsabilidade do Estado, a PMJ tem feito o possível para dar o máximo de conforto inclusive aos familiares que acompanham estes pacientes. Veja abaixo a íntegra da nota de esclarecimento.

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina Bahia vem a público esclarecer a respeito das manifestações de grupo de pessoas que interditaram as vias de acesso ao bairro da Lagoinha,Jacobina III,Jacobina IV, Morado Sol, Lagoa Dourada, Cidade do Ouro, que é de competência exclusiva do Governo do Estado da Bahia o processo de regulação de pacientes internados nos hospitais do interior ao se tratar de pacientes de alta complexidade, inclusive no tange ao transporte dos pacientes para os hospitais especializados e dotados de equipamentos e recursos de unidade de tratamento intensivos UTI.

Não obstante não competir ao município a responsabilidade do transporte dos pacientes em estado critico, constantemente o município de Jacobina no sentido de conferir conforto aos munícipes vitimados e seus familiares, oferecendo transporte em ambulância dotada de equipamentos intensivo durante o transporte. (Ascom PMJ e Redação Jacobina Notícias)

Os familiares do jovem Abimael da Silva Araújo, 17 anos,  estão desesperados. O rapaz sumiu desde o último sábado, dia 11, e não deu mais notícias.

Segundo os parentes, Abimael teria chegado em casa com um amigo, na comunidade de Boa Vista, em Caatinga de Moura, e saindo logo em seguida, deixando a carteira e o celular.

Ainda segundo os familiares, Abimael teria vendido uma moto no valor de R$ 1.500,00 para um outro menor da comunidade. De lá para cá, ele não foi mais visto.

Quem tiver qualquer informação para possa levar ao paradeiro de Abimael da Silva Araújo, ligar (74) 98808-8990.

A noite de segunda-feira, 13, em Caatinga do Moura, no município de Jacobina, foi marca por chuva, alegria e Inauguração na Rua Nova. Uma comunidade que há muito tempo estava esquecida e a Prefeitura de Jacobina através da gestão do Prefeito Luciano Pinheiro cumpriu mais um compromisso. Aconteceu então a entrega e Inauguração da Praça Manoel Hilário de Jesus e a também a entrega da Primeira Etapa de Pavimentação da Rua Nova.

Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores, Noelson Oliveira nos últimos 10 Meses Caatinga do Moura já sente uma enorme diferença. “Nestes 10 meses do ano de 2017 Caatinga do Moura começou a viver um novo momento, hoje os PSFs estão funcionando, recebemos nova viatura da Guarda Municipal, recebemos Dois Tratores com Implementos Agrícolas, hoje a Prefeitura entrega Pavimentação e a Praça e sei que vem muito mais pela frente” afirmou o Vereador Noelson.

A noite festiva não teve apenas a inauguração mas o anúncio de novas obras. “ Entregamos hoje aqui a Primeira etapa de Pavimentação com a Praça Manoel Hilário, e em parceria com a Codevasf iniciaremos uma obra orçada em meio milhão de reais com Pavimentação no Roçado e em Olhos D’água, temos o compromisso de reformar a quadra do Colégio Marcos Jacobina e vamos sim fazer, Caatinga do Moura passará por um novo momento e acima de tudo um momento de melhorias significativas” disse o Prefeito Luciano A Praça em Rua Nova leva o nome do mais antigo morador da localidade, Manoel Hilário de Jesus.ASCOM/PMJ

Silvanderson e Sivanilton atacaram vizinho e tiveram mandados de prisão cumpridos pela equipe da 16ª Coorpin/Jacobina

Os primos de Silvanderson Santana de Jesus, o “Curió”, e Sivanilton Ferreira Alves, o “Moral”, ambos com 24 anos, foram presos, na sexta-feira (10), por equipes da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Jacobina, acusados da tentativa de homicídio do vizinho Uemisson Oliveira dos Santos, também com 24 anos.
De acordo com a delegada Manuela Rodrigues, titular da 1ª Delegacia Territorial (DT), de Jacobina, no dia 25 de setembro, Uemisson e os vizinhos, todos residentes no bairro Bananeira, naquela cidade, discutiram e Uemisson ofendeu os parentes dos dois. Curió e Moral então atacaram a vítima com vários golpes na cabeça, utilizando uma pedra.
Socorrido inicialmente para um hospital na região, Uemisson precisou ser transferido para Salvador, onde permanece internado. Silvanderson e Sivanilton tiveram as prisões solicitadas à justiça pela delegada Manuela Rodrigues e os mandados cumpridos na sexta (10). Os dois seguem custodiados no Complexo Policial de Jacobina, à disposição da Justiça.

Uma gatinha está sumida desde quarta 8/11 à noite, é uma gatinha de cor creme,de olho azul e está com um lacinho vermelho no pescoço, ela sumiu no fundo da loja Pedras e Pisos. Rua da União. Essa gatinha pertence a uma criança de 4 aninhos de idade , ela está em total desalento,não dorme, não se alimenta direito só procurando a gatinha dela. Peço pelo amor de Deus a pessoa que encontrou devolva que será gratificado.
CONTATOS:
(74) 9.8801-2141
9.9123-0950

Durante essa semana, ou seja, de 7 a 12 de novembro, os servidores da Prefeitura de Jacobina trabalharão uma hora mais, para as compensar  horas não trabalhadas em dias anteriores, conforme decreto assinado pelo prefeito Luciano Pinheiro.

Veja abaixo: 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração (SipatMin) ultrapassou as fronteiras da Jacobina Mineração e Comércio (JMC). As programações, realizadas de 23 a 28 de outubro, incluíram ações externas e abertas à comunidade, como palestra de conscientização sobre segurança no trabalho e um passeio motociclístico.

Na quinta e sexta-feira (26 e 27), empresas, instituições convidadas e comunidade –especialmente os familiares dos colaboradores da JMC–assisitiram à palestra “Quanto custa um acidente”, sobre a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) em qualquer atividade que ele seja obrigatório. A palestra para a comunidade foi realizada no auditório do Colégio Municipal de Jacobina (Comuja).

É fundamental estender a conscientização sobre segurança para as pessoas próximas aos funcionários. Assim, eles são cobrados não somente pela empresa, mas pelos filhos, amigos e conhecidos e isso amplia a sensibilização em relação ao tema. Além disso, o censo de segurança é algo que pode ser levado para toda a vida e extrapola o ambiente da empresa”, avalia Isadora Souza, analista de comunidades da JMC.

No sábado (28), a JMC promoveu um passeio motociclístico com colaboradores próprios e terceiros, que saiu da Praça da Matriz de Jacobina às 8h. O objetivo foi conscientizar sobre o uso da motocicleta com responsabilidade e segurança e, também, alertar sobre a importância da utilização de capacetes e demais equipamentos de segurança.

Na manhã desta quarta-feira, 1º, a Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, iniciou a realização de uma importante obra, que é a ponte de acesso entre o Bairro Lagoinha e o Conjunto Habitacional Jacobina IV. A obra também impacta diretamente na mobilidade dos moradores residenciais no Lagoa Dourada e Cidade do Ouro.

Para o Secretário da Infraestrutura, Rodrigo Jacobina, a realização da obra é muito importante para os moradores daquela região. “Aqui nessa região da cidade ocorreu uma explosão demográfica, a cidade cresceu pra cá, porém sem a devida estrutura em alguns aspectos. Essa ponte não era um anseio apenas dos moradores, mas um compromisso do prefeito Luciano. Hoje, o que acontece aqui é a realização de uma ação que vai sim dar melhoria de vida pra muita gente”, disse Rodrigo ( Ascom / PMJ

Recentemente, a Prefeitura realizou também a pavimentação por paralelepípedo do bairro Lagoinha

A adolescente  Ana Luíza Mariano Silva de 15 anos de idade está desparecido desde o último domingo (29.10).  Segundo a senhora Valdice Barbosa Mariano, mãe de garota,  ela estava ao lado de sua residência, próximo ao Espaço Mirante, quando chegou uma pessoa à chamou e, desde então, não se tem notícias do paradeiro da adolescente.

Ainda segundo a mãe, no momento do desaparecimento, Ana Luíza estava vestindo camiseta verde, Short Jeans escuro e sandália havaiana amarela.

Qualquer informação sobre o desaparecimento da adolescente devem ser repassada às autoridades competentes: Polícia Militar 190, Polícia Civil 3621 1227, Guarda Municipal 153 ou Conselho Tutelar 3621 4570.

A senhora Valdice Barbosa Mariano procura desesperadamente sua filha Ana Luíza Mariano Silva de 15 anos de idade. Segundo relato da genitora, sua filha desapareceu ontem, domingo, dia 29 de Outubro aproximadamente às 19:00 horas. Neste horário, segundo relata, sua filha estava ao lado de sua residência, próximo ao Espaço Mirante, quando chegou uma pessoa à chamou e, desde então, não se tem notícias do paradeiro da adolescente. Relata ainda, que no momento do desaparecimento, Ana Luíza estava vestindo camiseta verde, Short Jeans escuro e sandália Havaiana amarela. Por fim, pede-se que as pessoas informem o desaparecimento da citada adolescente as autoridades competentes como a Polícia Militar 190, Polícia Civil 3621 1227, Guarda Municipal 153 ou Conselho Tutelar 3621 4570.

Aconteceu na manha da última quarta feira, 25, a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma atividade voltada ao Outubro Rosa com a participação dos Agentes comunitários de Saúde, equipe do PSF (recepcionista, técnico e demais profissionais) Caps AD, Cras do Junco, Nutricionista, medico, Enfermeira, Odontólogo Com intuito de conscientizar a comunidade adstrita sobre a importância de uma saúde de qualidade voltada para a mulher. A equipe agradece ao comercio local e comunidade pelo apoio.

O adolescente acusado de matar a menor Caroline Souza Duarte, 15 anos, no bairro Jacobina IV no último domingo, 22, se entregou à polícia na tarde da segunda, 23. Segundo informações colhidas pelo nosso portal, o garoto, de iniciais L.V.A, de 17 anos, se entregou de livre e espontânea vontade e exigiu a presença de prepostos do Conselho Tutelar.

O garoto estava escondido na casa de uma tia desde o dia do crime. Na delegacia ele teria dito em oitiva prestada a autoridade policial que o disparo que matou a garota foi realmente efetuado por ele, mas teria sido um acidente.

No seu relato, ele disse que tinha tirado as munições da arma, um revolver calibre 38, mas aparentemente não teria percebido que uma bala ainda estava no tambor. Ao fazer uma brincadeira com a garota, que era sua namorada, ele teria apontado a arma para ela e puxado o gatilho, atingindo ela na cabeça.

Após o depoimento, o garoto ficou apreendido na delegacia de Jacobina e o caso encaminhado a Vara da Infância e adolescente para tomada das providências cabíveis ao caso.

Fonte: Bahia Acontece / Foto: Jacobina Notícias

,

Na manhã do último domingo, 22, alunos de 7 a 14 anos de idade estiveram disputando provas de atletismo e ciclismo na pista do Estádio Municipal José Rocha. Cerca de 50 crianças concorreram a provas de 100, 200 e 400 metros livres, nas categorias masculino e feminino e também provas de 400 metros em ciclismo.

Para o Secretário de Esportes, Henrique Lima é o início de um novo tempo em que a Secretaria tem como objetivo encontrar novos talentos nas diversas modalidades esportivas. "Temos o pensamento de descentralizar e dar oportunidade às diversas modalidades praticadas em nosso município, certamente não há na Bahia uma cidade com tanta diversidade e oportunidade Esportiva quanto Jacobina, e quem veio hoje ao estádio pode perceber que teremos sim uma nova geração em alguns anos no atletismo" enfatizou Henrique.

O 5º evento anual do Dia Mundial de Combate à Pólio será realizado nesta quarta-feira (24) na sede da Fundação Bill e Melinda Gates , em Seattle, EUA

O 5º evento anual do Dia Mundial de Combate à Pólio será realizado nesta quarta-feira (24) na sede da Fundação Bill e Melinda Gates , em Seattle, EUA

Nesta terça-feira, 24 de outubro, é lembrado a nível global o Dia de Combate à Pólio, aqui no Brasil comumente conhecida como Paralisia Infantil.

No início dos anos 80 o Rotary Internacional encabeçou uma campanha junto à ONU e ao UNICEF no sentido de erradicar a Pólio em todo o mundo. Inicialmente foi aplicado um projeto piloto nas Filipinas e em seguida se estendeu por todo o planeta. No Brasil a participação do Rotary foi fundamental para o sucesso da imunização das crianças menores de cinco anos de idade.

Em 2016 o Brasil foi o país com o maior número de eventos rotarianos de combate à paralisia infantil. Desde 1990 nenhum caso foi registrado no Brasil por conta da imunização através da vacinação. Atualmente três países possuem o vírus da Pólio de forma endêmica: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Para que a doença seja dada como extinta é necessário que nenhum caso tenha sido registrado por cerca de 36 meses. Portanto o combate tem que continuar em todo o mundo.

Nesta quarta-feira, 24, acontecerá em Brasília às 19h30 (horário de Brasília) evento do Dia Mundial de Combate à Pólio com transmissão ao vivo pelo endpolio.org/pt

Rotary Club de Jacobina - dar de si sem antes pensar em si

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O governador Rui Costa lançou, na manhã desta segunda-feira (16), o edital de licitação para recuperação de 2,50km da BA-148, no trecho que liga o município de Dom Basílio, na região centro-sul do estado ao distrito de Itapicuru. O investimento, na ordem de R$ 965.084,46, feito através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), facilitará o escoamento da produção agropecuária local, principal atividade econômica da cidade.

“Estive em Itapicuru em 2010 e dá uma emoção especial voltar ao local. Tenho um orgulho danado em assinar essa licitação”, declarou o governador que anunciou a liberação de recursos, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), para compra de equipamentos para a Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias e entregou uma ambulância para o município.

Para a agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 17 títulos de terra, além de cinco tratores com implementos agrícolas, que atenderão os municípios de Dom Basílio, Ibitiara, Pindaí e Caraíbas. A SDR também foi autorizada a celebrar convênio com a Prefeitura de Dom Basílio para a construção da Barragem do Pastinho, na localidade de Riacho do Meio, um investimento do Governo do Estado, no valor de R$ 406.005,99.

Ainda na cidade, o governador inaugurou a requalificação da Avenida Dr. Marilton Tanajura Matias, fez uma visita ao Colégio Estadual Manoel Francisco de Caires, onde autorizou a construção de uma quadra coberta por meio da Secretaria de Educação, em atendimento ao pedido dos estudantes, e entregou 11.382m de tubos que ampliará a oferta de água para 2.728 habitantes da localidade de Fazendinha.

Participaram das atividades em Dom Basílio os secretários da Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação, Marcus Cavalcanti; Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aqüicultura, Vitor Bonfim e o chefe de gabinete da SDR, Geandro Ribeiro, representando o secretário Jerônimo Rodrigues.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inscreve a partir de hoje (11) para o processo seletivo simplificado destinado a professores formadores e professores mediadores (presencial e a distância) que atuarão, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos cursos técnicos concomitantes de nível médio em Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores, conforme o edital PRONATEC/MEDIOTEC - nº 02/2017.

As inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, até o dia 16 de outubro, através do preenchimento de formulário online. Para se inscrever, o candidato deve ser prioritariamente, servidor público municipal, estadual ou federal; ter experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica ou superior; possuir acesso e habilidade no uso de computadores e recursos de comunicação; possuir experiência em educação a distância; e ter disponibilidade para desenvolver atividades e participar de reuniões de acompanhamento e orientação, que poderão ocorrer no IFBA.

São disponibilizadas 10 vagas para professor formador, divididas entre as seguintes disciplinas: Ambientação em Educação a Distância, Ética Profissional, Fundamentos de Informática, Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, Programas Aplicativos, Empreendedorismo, Sistemas Operacionais, Fundamentos do Desenvolvimento WEB, Lógica de Programação I. Já para professor mediador presencial, são ofertadas 54 vagas, divididas entre 27 unidades de oferta no estado da Bahia, e para mediadores a distância, a mesma quantidade do presencial, sendo uma vaga por turma.

Os professores formadores receberão a remuneração de R$2.100, para disciplinas com carga horária de 30h. Já para os que ministrarem disciplinas de carga horária de 60h, a remuneração será de R$4.200. Para os professores mediadores, a remuneração será baseada no valor estipulado por hora trabalhada, de R$ 25,00, variando de acordo com a carga horária semanal da disciplina (10h-20h) e com a carga horária de trabalho (8h – 16h). Confira o edital!

A lista de candidatos inscritos será publicada no dia 17 de outubro. Todas as informações prestadas pelo candidato, ao preencher o formulário de inscrição, deverão ser comprovadas posteriormente, na etapa de análise documental, que será classificatória e acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro.

As entrevistas acontecerão nos dias 20, 23 e 24 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 30.  O processo seletivo simplificado terá vigência de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 2102-0451 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..   Fonte: Comunicação Reitoria

Faltando uma semana para o início da Micareta de Jacobina 2017, o prefeito do município, Luciano Pinheiro, reuniu toda a imprensa local na tarde desta quinta-feira (5) para falar sobre o cronograma, a escolha do Rei Momo – que acontece através de votação no Facebook -, e a expectativa em torno da maior festa popular da microrregião. Também estiveram presentes na coletiva, membros da Comissão Organizadora do evento, secretariado do município e as princesas da Micareta de Jacobina.

Durante a coletiva de imprensa de hoje, realizada na prefeitura de Jacobina, Luciano destacou a importância cultural e econômica na realização da Micareta, e reafirmou que durante todo o seu mandato a tradição será mantida na cidade. Pinheiro também falou sobre a segurança pública durante o evento e destacou que o folião poderá se divertir tranquilamente, pois todos os órgão de Segurança estarão unidos para que tudo transcorra sem surpresas.

O prefeito destacou o trabalho que será feito pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, SMTT, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

MICARETA DE JACOBINA

Criada há 105 anos na cidade de Jacobina, a Micareta retorna após quase 4 anos e traz consigo diversas manifestações culturais que haviam deixado de se apresentar. O pontapé inicial para o evento acontece na próxima semana, na sexta-feira (13), e vai até o domingo (15), porém vários outros festejos acontecem antes da largada. Para muitos foliões, a Micareta de Jacobina terá início já nos eventos que antecedem a festa, desde o começo da semana.

A promessa dos foliões é de levar muita alegria e animação para as avenidas Orlando Oliveira Pires e Lomanto Junior, por onde os trios elétricos irão passar. (Fonte: Jacobina Notícias)

Visando cada vez mais fortalecer Jacobina como polo regional de Saúde, o Prefeito Luciano Pinheiro está na capital federal, Brasília juntamente com a Secretária de Saúde, Mariana Valois a fim de angariar investimentos significativos para a saúde do município que por consequências atenderá aos interesses dos municípios circunvizinhos. 
 
Na tarde de hoje o Prefeito Luciano Pinheiro juntamente com a chefe a pasta da saúde foram recepcionados por Manoel Messias, Assessor Especial do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e por Paulo Câmara, ex presidente a Câmara de Vereadores de Salvador, que atualmente exerce o cargo de Secretário Nacional de Assuntos Federativos.
 
Na ocasião o baiano Paulo Câmara relatou a respeito do encontro com o Prefeito de Jacobina. "Luciano é um verdadeiro embaixador de Jacobina e região, faremos todo o possível para atender às demandas de Saúde, inclusive com o apoio do Ministério da Saúde a fim de fortalecer a saúde básica e também a rede hospitalar" enfatizou Câmara.
 
Para a Secretária Mariana Valois, é de suma importância a busca pelo fortalecimento da rede pública de saúde em nossa região. "Desde o dia 01 de Janeiro temos buscado incessantemente atender às demandas e buscar parcerias tanto a nível de estado quanto de Brasil, para que o nosso município possa estar devidamente municiado para atender a toda região e o Prefeito Luciano tem provado isso em ações republicanas que refletem na conquista da Policlínica, no atendimento da UPA, na inauguração da Casa de Parto Natural em breve, isso é o reflexo de um gestor que pensa na nossa gente" disse Mariana
 
O Prefeito de Jacobina entregou diversos requerimentos durante o encontro, buscando consolidar o nosso município como aquele que terá condições de absorver os problemas de nossa região. "Não tenho dúvidas que hoje aqui demos mais um passo importante com o objetivo de fortalecer o segmento de saúde, continuo a dizer que não vamos jamais medir esforços em tornar Jacobina uma cidade que acolha bem os pacientes, e como já dito a saúde básica precisa de atenção, mas precisamos é estamos buscando investimentos na média e alta complexidade, nossa busca é melhorar a qualidade de vida do jacobinense e também daqueles que necessitam de atendimento em Jacobina" falou Luciano.
 
Recentemente através da articulação do Prefeito Luciano e mais 18 Prefeitos do Centro Norte do Estado, o Governador da Bahia, aprovou a implantação da Policlínica de Especialidades Médicas para Jacobina.
 
Ascom/PMJ

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisou interromper o abastecimento de água em grande parte da sede de Jacobina às 08h desta terça-feira (03) após a Coelba suspender o fornecimento de energia para realizar obras de realocação de postes e rede elétrica na região do centro da cidade. Foram afetados os bairros Bananeira, Caeira, Caixa d’água, Centro, Félix Tomaz, Grotinha, Inocoop, Ladeira Vermelha, Leader e Serrinha.

As obras estão previstas para serem concluídas no final da tarde de hoje (03). Após a conclusão, a Embasa reiniciará o fornecimento de água, atendendo gradativamente todas as localidades afetadas. Durante este período, é recomendável que a população economize o recurso hídrico para evitar maiores transtornos.

A reunião de abertura do Seminário de Parcerias 2017 –realizado pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Social, por meio da Jacobina Mineração e Comércio (JMC)– recebeu 33 representantes de instituições filantrópicas interessadas em participar do projeto. Na ocasião, foram apresentadas as regras do novo regulamento, as orientações sobre como preencher o projeto e prazos de inscrição. Agora, a empresa dá continuidade ao cronograma do Seminário e vai realizar um plantão tira dúvidas no próximo dia 20, de 8h às 16h, na CDL de Jacobina (R. São Salvador, 9 - Caixa D 'água).

Por meio do Seminário de Parcerias, a JMC contribui para o desenvolvimento de projetos socioambientais das organizações sociais locais, com apresentação de projetos de interesse da comunidade. Podem participar instituições filantrópicas e de assistência social, escolas, igrejas, ONGs, associações de moradores e de classes e cooperativas de agentes econômicos, que sejam legalmente constituídas.

As instituições interessadas em receber o regulamento completo do Seminário de Parcerias 2017 devem solicitar pelo e-mail//mail.uol.com.br/compose?to=Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank" style="cursor: pointer; color: blue;">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Veja o cronograma com as próximas etapas do projeto:

Atividades

Jacobina

Plantão de dúvidas

20/10/2017

08h às 16h – CDL

Limite entrega dos projetos para a Yamana

27/10/2017

08h às 16h – CDL

Reunião do Comitê Gestor para análise e pré-seleção dos projetos inscritos

30/10/2017 e 31/10/2017

Divulgação dos aprovados e votação popular

03/11/2017 a 19/11/2017

Realização do Seminário de Parcerias para a definição dos projetos a serem contemplados

25/11/2017

Auditório da APAE

Sobre o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental

Criado em 2012 pela Yamana, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.

O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.

Segundo a mãe Aline Mauricia Ramos, Laisla saiu de casa por volta das 14:30h e não informou onde iria. Já por volta das 19:10h, Laisla foi vista pelo seu pai Rodrigo Rios na companhia do namorado próximo a Escola Leticia Teixeira, porém, o mesmo imaginou que ela estivesse indo para casa. 
 
O Conselho Tutelar foi informado sobre o caso. Familiares estão preocupados e pedem que qualquer informação sobre o paradeiro de Laisla Ramos Rios, 14 anos, que seja repassada pelo: (74) 98125-5103. *( Augusto Urgente!)

Resultado de imagem para Festival EcoArte

O forrozeiro Targino Gondim, bandas e grupos teatrais estão entre as atrações confirmadas pelo Ponto de Cultura EcoArte Itaitu para o festival programado para movimentar o município de Jacobina, na Chapada Diamantina, entre quinta-feira (28) e domingo (1º). O evento é uma iniciativa da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF Chapada Norte), que visa a valorização da cultura regional aliada à potencialidade turística deste santuário ecológico. 
O Festival EcoArte Itaitu terá shows musicais, exposições de arte, cineclube e a culinária típica da zona rural de Jacobina, entre outras manifestações culturais. A programação será toda concentrada na Vila de Itaitu. A abertura será na quinta (28), às 18h30. Na sexta (29), as bandas SantoSou e Urmino estão entre as atrações que confirmaram presença. Ainda neste dia do festival, será lançado o documentário ‘Itaitu e Tu’, disponível na internet. Também está previsto o lançamento do livro ‘Offereço meu original como lembrança – circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (1900-1950)’, do professor Valter de Oliveira.
Entre os grupos teatrais presentes ao povoado de Itaitu estão o Sarau das Seis e AEC-TEA, que se apresentam no sábado (30) e no domingo (1º), respectivamente. Também no sábado (30), acontecem apresentações como as da Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, Coral da Uneb, Joan Sodré, além do aguardado show de Targino Gondim.
Na primeira edição, o festival pretende divulgar os produtos das oficinas realizadas no Ponto de Cultura, além de proporcionar entretenimento e geração de renda para a comunidade local. O evento é uma das metas do Ponto de Cultura EcoArte Itaitu, projeto contemplado por meio da parceria da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Ministério da Cultura, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Jacobina e comércio local. O trabalho de realização do festival foi aprovado pela Diretoria de Cidadania Cultural, órgão ligado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), da Secult.

Para lançar o MedioTec em Jacobina, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai sediar na próxima quinta-feira (28), às 9h, no auditório da instituição, o Seminário das Profissões.

O evento, que vai apresentar à comunidade os cursos que serão ofertados por meio do MedioTec na região, também acontecerá em Piritiba, Caldeirão Grande e Mundo Novo entre amanhã (26) e sexta-feira (29).

O seminário terá a participação do coordenador do MedioTec no IFBA, Marco Góes e é voltado para estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da região, além de pais ou responsáveis. 

O MedioTec é uma ação estratégica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é ofertar formação técnica e profissional em tempo integral para estudantes do ensino médio. Quem participar, terá duas certificações: a de nível médio e a de nível técnico.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Um acidente, provocado pelo choque de um veículo contra um poste, no distrito de Itatiaia, no município de São José do Jacuípe, acabou prejudicando o serviço de fornecimento de internet na cidade de Jacobina.

De imediato, a Empresa Newnet,  responsável pela de internet banda larga, ativou a sua residência e o serviço já está funcionando normalmente.