Café beira rio 2
Leitor

Professor Lourival Martins de Souza: uma vida dedicada à educação

Nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, o Professor Lourival Martins de Souza, um dos maiores expoentes da educação na região de Jacobina, comemora 80 anos de vida.

Lourival Martins de Souza, nasceu em 07 de fevereiro de 1937, no município de Morro do Chapéu. É  casado com a senhora Maria Oliveira de Souza, com quem teve cinco filhos: Silvio, Junior, Luciano , Lízia e Simone.

Em 1945,  chegou em Jacobina com o objetivo de fazer  admissão e no ano seguinte integrou a segunda turma de alunos do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.

Em dezembro de 1961 se formou em magistério.

No ano seguinte foi nomeado professor secundário na disciplina de matemática no mesmo educandário , onde lecionou até 1987. No CEDBC  ocupou o cargo de vice-diretor.

Em 1965, o professor Lourival Martins fundou a Escola Ana Nery, que anos mais tarde, mais precisamente  em 1981, se transformou  no Colégio Euzébio de Queiroz, tendo sido o primeiro colégio particular de Jacobina.

Hoje, a história do Colégio Euzébio de Queiroz se confunde com a história do Professor Lourival Martins de Souza, e vice-versa.

O professor Lourival Martins cursou faculdade de Matemática e Ciências na Universidade Federal da Bahia — UFBA, concluindo em 1975.

Lourival Martins tem orgulho em afirmar que por aquela casa de educação, passaram vários alunos que hoje são grandes profissionais ,das mais variadas áreas, em Jacobina, na Bahia e no Brasil.

No campo da política de Jacobina, Professor Lourival foi Chefe de Gabinete do Executivo e Secretário Municipal de Educação.

Como candidato a vereador, conseguiu sua primeira eleição em 1970, com 1.007 votos, sendo o mais votado. Em 1976, consegue outra votação expressiva, 1.477 votos. Tendo sido por duas vezes presidente Câmara Municipal de Vereadores e duas vezes também secretário daquela Casa Legislativa. Sua última eleição para vereador foi em 1996.

Lourival Martins possui os títulos de cidadão de vários municípios da região, a exmplo  de Jacobina e de Várzea Nova, onde fundou, em 1971, o Colégio João de Souza Oliveira.

A equipe do Jacobina 24 Horas une-se às congratulações dedicadas ao nobre aniversariante, desejando-lhe paz, saúde e muitas felicidades.