Leitor
Café beira rio 2

Por Francisco Vital 

Jacobina e a mineração - Entre os anos de 1983 a 1989 aproveitando o bom momento do ouro, a mineração teve uma fase de grande expansão, investiu muito em pesquisa o que resultou no que hoje é sua principal área de produção, a mina de João belo. Esse crescimento também beneficiou muito os trabalhadores, foram construídos grandes prédios de concreto armado para escritórios substituindo os antigos galpões de madeira.

O gerente era pessoa muito popular, vivia praticamente no meio dos trabalhadores, conhecia todos, por nome, apelido e sabia onde morava, tinha um bom relacionamento com a turma até o dia que surgiu o sindicato dos mineiros de Jacobina, que deu seus primeiros sinais de vida logo após a mudança de governo em 1985 com uma longa greve e que só teve seu término com a morte do presidente eleito Tancredo Neves.

O sindicato não foi uma boa opção para os trabalhadores, a empresa reagiu, se mecanizou e demitiu praticamente 100% de marteleteiros e ajudantes e as conquistas foram próximas de Zero. Nessa fase de crescimento ela também construiu um grande refeitório muito bem equipado que sob o comando de uma nutricionista melhorou em muito a alimentação dos trabalhadores.

Amanhã e continuo com a terceira e ultima parte.

Francisco Vital é comerciante e ex-funcionário da Morro Velho